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terça-feira, 23 de março de 2010

Marketing, um mal necessário...

Anos atrás em plena crise da era Dualib, me questionava como o Corinthians com toda sua fanática nação, não possuía uma área de marketing que fizesse jus a grandeza do TODO PODEROSO. Dualib foi tarde, levou consigo sua netinha a qual era responsável pelo marketing do timão. Confesso que NUNCA vi qualquer ação de marketing louvável em sua gestão, é compreensível o motivo pelo qual ela estava naquela posição mesmo sem competência, temos experiências com a família Sarney no senado faz um bom tempo...O Kia veio, o Kia foi. Conseguimos atingir o fundo do poço da nossa história quando caímos para a série B,COBERTOS por dívidas. Entretanto foi neste momento de dor, que o marketing corintiano agora sob gestão do Rosemberg, aproveitou da fragilidade do torcedor e a vontade de dar a volta por cima para alavancar campanhas e ações que ajudassem a fechar o rombo herdado pelos tempos de MSI. A mais famosa foi a camiseta EU NUNCA VOU TE ABANDONAR, que teve recordes de vendas e selou a relação de amor do torcedor corintiano com o clube. Passamos por cima da série B, e no fim deste ano de 2008 o ápice do marketing pôde ser traduzido em 7 letras, R-O-N-A-L-D-O. Sim, o embaixador na UNICEF, um dos 3 rostos mais conhecidos no mundo e um dos maiores atacantes da história do futebol vestiria o manto alvinegro da capital paulista. O cara veio e mostrou que é o melhor. Vendeu milhares de camisas com seu número logo no dia em que foi noticiada sua vinda. Li na placar (http://jornalplacar.abril.com.br/plantao/torcida-salva-timao-do-vermelho.shtml) um artigo que mostra o aumento da arrecadação desde o começo da série B até então, o que gerou a parceria Corinthians/Ronaldo e a representatividade da torcida como fundamental patrimônio do clube. Porém como tudo no Corinthians é mais complicado, o marketing do timão “bate cabeças” com outras esferas do clube. O programa Fiel Torcedor que parecia ser unanime quanto sua eficácia e aceitação por parte dos torcedores (especialmente por excluir os CAMBISTAS RATOS), sofre críticas, pois os que ainda não possuem sentem-se lesados por ter somente uma pequena parcela dos ingressos disponibilizados a eles já que o restante é vendido através do próprio Fiel Torcedor. A terceira camisa de cada clube de futebol é outro artifício utilizado para captar recursos. Isso é muito comum em equipes da Europa. No Corinthians é diferente. A camisa roxa é criticada por grande parte das organizadas. O conservadorismo da torcida é algo complicado de mudar. As divergências do marketing corintiano ultrapassam os portões do clube, está entre a massa corintiana também. Acredito que devemos todos pensar em prol do clube, e se o marketing de fato é um mal necessário, teremos que encarar essa realidade. O marketing esportivo não é uma área superficial de um clube. O Real Madrid por exemplo já conseguiu pagar contratações milionárias por conta dos produtos vendidos relacionados aos novos jogadores. Temos que ganhar TUDO, se isso acontecer, ninguém se lembrará do marketing, exceto na hora pagar os “precinhos” dos ingressos. Porém, infelizmente para ter um clube competitivo num curto espaço de tempo, a torcida é penalizada de alguma forma, os POUCOS santistas que existem no mundo passam por esse mesmo problema.

Texto e edição por Lenci del Marco.